“O Mosteiro de Santa Maria de Lorvão localiza-se na freguesia de Lorvão, Penacova, e embora a época da sua fundação tenha sido aventada ao século VI, a data mais provável dessa fundação será na sequência da primeira reconquista cristã de Coimbra, em 878. Foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino. Depois da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, no século XIX, viu novo uso já no século XX como hospital psiquiátrico, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão, encerrado em 2012.
O Mosteiro do Lorvão integrou a lista original dos primeiros edifícios classificados como Monumento Nacional em Portugal, pelo Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910. Mantém o espaço da Igreja, Cadeiral, Claustro do Silêncio e Zimbório (cúpula do monumento), que convidam a uma visita enriquecedora e memorável.” (Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Lorvão)
Coordenadas: 40°15’33.72″N – 8°19’2.49″W
O casal do Pisão pertenceu a minha avó até 1935, quando meu avô foi a Portugal para vender. Resolveram ficar no Brasil .Estive no mês de maio lá e conheci o lugar. Não havia habitantes. Como eu gostaria de entrar naquela casinha de pedras . Meus bisavós , da família Veiga são de Lavatodos. Lá também conheci a casa deles. O nome do meu avô é Manuel Veiga e minha avó Rita de Jesus. Alguém poderia me informar a quem pertence esse sjtio atualmente ? Gostaria de visitar novamente o casal do Pisão. Visitei Lorvão e o seu Mosteiro. Minha viagem foi um resgate do passado . Emocionante
GostarGostar
O Pisão pertenceu ao meu avô Manuel Ferreira Pedrosa.. Por herança, passou para a sua filha Maria Delfina Ferreira, a qual era minha Mãe. Tanto a minha Mãe como, muito especialmente, o meu Pai, Alípio Marques de Oliveira, trataram esta propriedade com muito, muito carinho. Pelo falecimento dos dois, o Pisão chegou à minha posse e nos últimos 4 anos tenho vindo a fazer um esforço grande .de valorização da componente florestal, a qual conta neste momento com cerca de 22 espécies de árvores. Tendo em conta o interesse do núcleo constituído pelo lagar de azeite, pelas azenhas e, ainda, pelas ruínas do forno de cal do sec XVII (as quais acabam de ser objeto de restauro), o Pisão esta classificado como” propriedade de interesse publico”.
GostarLiked by 1 person